domingo, 22 de novembro de 2009

Receitas e Provérbios





Lua Crescente é lua de prosperidade;
Lua Nova é renovação interior;
Lua Cheia é felicidade para o coração.


Óleo para prosperidade

Óleo de girassol (450 ml)
Canela em pó ( 3 colheres de sopa rasas)
Alecrim ( 3 ramos frescos, ou 3 colheres de sobremesa rasas, se for seco)
Louro (10 folhas frescas e inteiras)
+ uma especiaria à sua escolha, de acordo com a sua intuição, que dará seu toque pessoal

Este óleo deve ser preparado, de preferência, em uma quinta-feira ou domingo, de lua crescente ou cheia e deve ser armazenado em garrafa de vidro transparente, azul ou violeta.
Dentro de um círculo mágico, com uma vela azul escura acesa durante o preparo e posta ao lado dele até acabar de queimar. Faça seus pedidos durante todo a feitura, para que, quem dele se utilizar venha a prosperar. Utilize-o em rituais, na unção de velas, na sua alimentação diária, para temperar pratos frios ou quentes; pode ser passado diretamente sobre a pele ou em banhos


Salsa - erva que traz fertilidade e vigor; um banho de salsa pode trazer saúde e vitalidade.

Manjericão - traz sorte no amor e interesse sexual; um banho de manjericão facilita as conquistas amorosas.

Tomilho - traz amor, saúde e auto-estima.

Louro - traz boa sorte, afasta maus fluidos; queimar algumas folhas secas e louro funciona como um incenso protetor da inveja ou mau-olhado.

Alecrim - proteção espiritual e boa saúde; atrai o amor.

Orégano - traz a beleza e aumenta o poder de sedução.



Provérbio Chinês

“Há três coisas que não voltam atrás:
- A flecha lançada;- A palavra pronunciada;- A oportunidade perdida."
Tertuliano

" Você quer ser feliz por um instante ? Vingue-se.
Você quer ser feliz para sempre ? Perdoe "


sábado, 21 de novembro de 2009

A Lenda do Monge e do Escorpião




"Monge e discípulos iam por um estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas.O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e, devido a dor, o homem deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem tomou um ramo de árvore, adiantou-se outra vez a correr pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou.
Voltou o monge e juntou-se aos discípulos na estrada.Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.
- Mestre deve estar doendo muito! Porque foi salvar esse bicho ruim e venenoso? que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda! Picou a mão que o salvara! Não merecia sua compaixão! O monge ouviu tranqüilamente os comentários e respondeu:
- "Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha."

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A CATURRITA AMERICANA


Ocorreu também no Domingo no cais do porto, no armazém A1, na arena de historias, o lançamento e a sessão de autógrafos do livro infantil de Alcy Cheuiche; A caturrita americana que contou com a presença do público infantil que lotou a sala de espetáculos para acompanhar a encenação da historia narrada pelo autor acompanhado de dois atores que representavam os personagens do enredo do livro. Divertindo a criançada que riu muito com as aventuras da caturrita que só queria se dar bem. No final da apresentação uma enorme fila se formou para receber o autografo do autor, que feliz da vida assinava seu nome em sua nova obra infantil.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O PATRONO CALOS URBIM


Após receber a medalha de mérito farroupilha concedida pela Assembléia Legislativa do Estado, na tarde de Quarta-feira 11de Novembro de 2009, o escritor e jornalista Carlos Urbim se dirigiu ate a tenda da pasárgada para ao lado de Suzana Saldanha, apresentar a obra Admissão ao Ginásio, leitura dramática Exame de Admissão de autoria do escritor, e com projeção dos originais criados pôr Zoraiva Bettiol. Trata-se de uma narrativa onde o personagem, corta o pé em um prego enferrujado e é obrigado a ficar em casa pôr um bom tempo ouvindo no radio musicas da época, como marchinhas de carnaval, mamãe eu quero, pirata da cara de pau, o abre alas e o grande sucesso a taça do mundo é nossa, e tenta passar o tempo, lembrando de como será o novo ano letivo e do livro bem velho já de segunda mão, um exemplar que tem as matérias fundamentais para o grande passo a ser dado, o temido exame de admissão. Com passagens temáticas o autor lembra do uniforme usado na época, calças curtas, gravata, e camisa engomada branca, transformando em uma grande festa o primeiro dia de aula do ano letivo, e toda a ansiedade dos alunos em adentrar a sala de aula para escolher o lugar onde vai estudar e a expectativa de quem ficara a seu lado durante todo o ano. Um grande publico acompanhou emocionado mais esta façanha do patrono da feira do livro, intitulada, Urbim também para adultos.

sábado, 7 de novembro de 2009

LEI MARIA DA PENHA!


Foi realizado no Santander Cultural, na sala leste dia 6 de novembro de 2009, um debate abrangendo o tema; violência domestica, perfil, e perspectiva e a origem dos conflitos no seio da comunidade, e assim buscando alternativas de solução. Hoje em dia a realidade é outra, as mulheres estão amparadas na lei que entrou em vigor no ano de 1988, intitulada Maria da Penha, em homenagem a esta mulher que jamais desistiu de condenar o seu agressor que a deixou de cadeiras de rodas. A luta durou 18 anos, tendo ela que recorrer para corte internacional, e assim ver o seu caso julgado. A partir de 1985 com a primeira delegacia especifica para estes crimes em São Paulo, o brasil passou a Ter mais vigor em relação a estas violências e se expandindo pôr todo pais, em Porto alegre a delegacia da mulher é uma grande realidade e em mais 11 cidades do interior do Rio Grande do Sul, como também 32 postos espalhados em defesa da mulher. Como declara a delegada titular da delegacia da mulher Nadinha Tagliari Farias, que as denuncias agora são diárias, as mulheres deixaram o medo de lado e estão registrando a violência sofrida e assim punindo com rigor os agressores. Com a nova lei o processo não pode ser mais arquivado e sim tera que seguir todo tramite judicial, podendo ate no final do mesmo ocorrer um acordo entre as partes, porque na grande maioria, a mulher retorna outras vezes para novas denuncias de maus tratos sofridos. O fato mais alarmante foi o aumento da dependência química e assim gerando um agressor ainda mais violento, e transformando a lei Maria da Penha no único escudo de proteção das mulheres violentadas e agredidas.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Cuba de Che – 50 anos depois da revolução


Na tarde quente de Segunda-feira, feriado de finados, ocorreu um bate papo com o fotografo, Izan Petterle, autor da obra “Cuba de Che-50 anos depois da revolução”, na sala oeste do Santander Cultural, com a participação do publico em geral que lotou o espaço, para apreciar o lançamento oficial do livro na feira. Trata-se de uma narrativa que revive em fatos e fotos o caminho trilhado pelo lider guerrilheiro Ernesto Che Guevara durante a revolução cubana. Acompanhado do jornalista Holandês Frans Glissenaar percorreu toda a caminhada colhendo depoimentos e fotografando os locais mais importantes, tomando como guia o próprio diário de Che, Passajes de la Guerra Revolucionaria, refazendo 50 anos depois o mesmo trajeto em busca dos vestigios desse capitulo singular da historia.
Autores: Izan Petterle e Frans Glissenaar.